quinta-feira, 22 de abril de 2010

Natação para bebês!

O contato com a água ainda nos primeiros meses de vida favorece a saúde e proporciona um momento de prazer e descobertas para os bebês.
As aulas introdutórias e as subsequentes são realizadas em companhia da mãe (na grande maioria das vezes) ou do responsável pelo
bebê e têm duração mais curta, em torno de 30 minutos, uma vez que o sistema termo-regulador do bebê ainda não se encontra tão bem desenvolvido e, também, pelo fato de sua capacidade de atenção ser pequena, tornando cansativas atividades com grande tempo de duração.
É extremamente importante que o professor de natação para bebês tenha conhecimento sobre psicologia e fisiologia do desenvolvimento infantil, para que possa propor atividades adequadas ao estágio de maturidade física e psíquica dos bebês.


Quais os benefícios?
Os benefícios desta atividade são inúmeros. A natação proporciona melhora da coordenação motora, proporciona noções sobre espaço e tempo, prepara a psicologicamente a criança para o auto-salvamento, como toda atividade física, estimula também o apetite, aumenta a resistência cardio-respiratória e muscular, tranquiliza o sono e ajuda na prevenção de doenças respiratórias.
Sem contar que a criança que passou por aulas de natação tem menos chance de sofrer afogamentos.
Os bebês já são adaptados ao meio aquático desde seu período de gestação. Por isso, são capazes de movimentar-se na água com habilidade, demonstrando uma série de reflexos, comuns na primeira infância.

A natação para o bebê, por ser praticada juntamente com os pais se torna muito especial pois este momento não é apenas para se exercitar mas também, de fortalecimento do laço afetivo e da confiança mútua. Este contato é de extrema importância para o desenvolvimento afetivo do bebê.

Quando começar?
É mais indicado a criança começar a praticar a atividade à partir dos 6 meses de idade, pois antes disso a incidência de inflamação de ouvido é mais frequente.
A criança aos seis meses também já tomou todas as vacinas ou pelo menos as primeiras doses, comem sólidos, estão mais firmes e mais preparadas para a atividade física.

Mas nunca deixe de conversar com o seu pediatra sobre a intenção de iniciar as aulas de natação, pois ele poderá lhe confirmar se este é um momento propício ou não para a inicialização desta atividade física.



2 comentários:

  1. Oi Thá nossa q delicia natação né?
    Vc sabia que estamos em uma maré de gravidinhas na Blogosfera?
    Pois é amiga.
    Então, meu Blog vai ser modificado no mês q vem.
    Segunda é mêsversário do João ****PARABÉNS*****
    Apareça em casa viu.
    Bom fds pra vcs.
    TEM SELINHO PRA VC.
    Bjusssss
    AMoOo

    ResponderExcluir
  2. Amei essa matéria sobre natação!
    Estou pensando em por meu filho, ele teve bronquite com 2 messes e depois disso toda vez que o tempo vira ele gripa, por mais que eu não saia de casa agazalhe bem ele mas não tem jeito, poe isso me indicaram a natação muito legal........

    ResponderExcluir